Avaliação neuropsicológica identifica doenças no sistema nervoso para definir o melhor tratamento
- Milena Rossetti
- 21 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Você já deve ter reparado em alguma criança que demora para falar, é tímido e retraído mesmo entre os membros da família, ou então em adultos que não interagem bem em situações sociais.
Muitas vezes essas crianças e adultos passam toda vida sem um diagnóstico ou orientação que poderia identificar a causa de um atraso de desenvolvimento motor, entre outros, como autismo, para receber um tratamento adequado que possibilite uma melhor qualidade de vida e interação social.
No entanto, no mundo contemporâneo, a ciência e a tecnologia possibilitam o diagnóstico, tratamento e cura de uma infinidade de doenças. E no campo da psicologia não é diferente! Através da avaliação neuropsicológica é possível ajudar o paciente para direcioná-lo ao melhor tratamento possível.
Na prática, a avaliação neuropsicológica investiga as funções cognitivas preservadas e as que estão comprometidas por inúmeras razões, sejam natas ou inatas ao paciente, ou seja, condições e comprometimentos causados no parto, ou durante o desenvolvimento infantil, ou ainda, lesões cerebrais causadas por acidentes, por exemplo.
Assim, a avaliação neuropsicológica coleta dados clínicos para a melhor compreensão de déficits educacionais, por exemplo, ou outro atrasos de desenvolvimento provocados por patologias no sistema nervoso central de cada paciente. Com isso, investiga as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, para elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo, entre outros aspectos.
Por via de instrumentos como testes e escalas padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo pesquisa o desempenho de habilidades como atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, habilidades motoras e executivas.
A partir desta avaliação, o profissional tem como estabelecer o tipo de intervenção para reabilitação ou a melhora do quadro em caso de disfunções genéticas ou distúrbios adquiridos pós-parto.
O fato é que muita gente desconhece a função e eficiência da avaliação neuropsicológica, que é muito mais acessível financeiramente do que se imagina. Conte sempre com o neuropsicólogo. Ele saberá os meios mais adequados para ajudar a você, ou seu filho (a).
Comments